11 de dez. de 2009

Dica Animal: Giardíase Canina

A giardíase é uma doença comum de cães, gatos e humanos. É considerada uma zoonose (doença transmitida ao homem pelos animais). É causada por um protozoário que infecta o intestino delgado de cães e outros mamíferos, incluindo o homem.

Em cães os principais sintomas são diarréia mal cheirosa aguda ou crônica, vômitos, dor abdominal,desidratação e perda de peso.

As fontes de infecção mais comuns são água e fezes contaminadas.

Os animais infectados, que estão em contato direto com os humanos ou com seu meio ambiente, devem ser tratados. Nos animais, freqüentemente ocorre a reinfecção, se os cistos infectantes não são retirados do ambiente. Isto implica em uma limpeza e desinfecção profundas sempre que possível que pode ser feita com amônio quaternário ou água sanitária.

A prevenção baseia-se principalmente na adoção de boas práticas sanitárias e na vacinação. Um animal vacinado, além de protegido contra a giardíase, não representará mais uma fonte de infecção a outros animais e até mesmo a seres humanos.

São necessárias duas doses da vacina para animais que estão sendo vacinados pela primeira vez com reforço anual em dose única.

A vacinação é a única proteção segura, e cães protegidos representam menor risco para a sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário