4 de dez. de 2009

Como fazer um cachorro parar de marcar território?

Não podemos nem imaginar como o mundo cheira para um cachorro. O faro dele é um instrumento fino e delicado, se comparado ao seu nariz. Então, faz sentido que façam a marcação territorial urinando nos lugares e objetos para mostrar quem manda. Essa é uma parte importante da comunicação canina.
A marcação territorial é um comportamento normal, natural e instintivo nos cães. Inicia-se na puberdade, com a maturidade sexual, e serve para deixar uma “mensagem” aos outros cães quando o animal abandona determinado local. Os outros, ao cheirarem a “mensagem” vão responder urinando por cima.
A maioria dos cães prefere marcar território na rua, onde os cheiros dos outros são mais frequentes e intensos, mas há também aqueles que marcam dentro de casa. Existem diversas motivos que levam um cão a marcar território dentro de casa: o ambiente da casa onde vive, a sua posição na hierarquia da casa e a presença de outros animais são alguns.
A castração é uma das melhores formas de controlar esse comportamento. O cachorro continua protegendo a família e a casa, mas sem aquele desejo de reforçar seu território reprodutivo, ditado pelos hormônios.
Mas existe outro problema: a marcação por ansiedade de separação. Nesse caso, a melhor coisa a fazer é acostumar seu cachorro a ficar sozinho em casa. Comece com algo simples, como deixá-lo sozinho em um quarto por um ou dois minutos e depois retornar. Então, saia de casa, voltando após alguns minutos. Cada vez que praticar fique longe por um tempo um pouco maior. Quando o cachorro aprender que você vai voltar, vai se sentir mais confortável sozinho.
Para evitar que ele urine nos móveis, prenda um pedaço de papel alumínio na área onde ele gosta de urinar. Na próxima vez que ele tentar, o papel alumínio vai fazer um barulho e a urina pode espirrar nele de volta.
Como em qualquer problema de comportamento, leve seu cão ao veterinário antes de qualquer correção. Se houver uma causa física para o problema (como por exemplo insuficiência renal, diabetes, etc) nenhum treinamento ou correção vai surtir efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário