4 de dez. de 2009

Cães x Ouriço do mato


O ouriço é inofensivo e lento, mas quando atacado procura encolher-se espetando quem quer que tenha a ingenuidade de atacá-lo. Como as pontas dos espinhos são pretas e o corpo do espinho é amarelo, o movimento do ouriço provoca ondulações na pelagem que parecem um acender e apagar de uma luz amarela. Cães mais territorialistas podem atacar e com isso ganharem uma grande quantidade de espinhos por toda boca. A ponta do espinho é como um arpão: possui escamas voltadas para a base, que ao penetrar na pele tende a se aprofundar e torna difícil e muito dolorosa sua extração. Os cães tentam em vão retirar os espinhos com suas patas anteriores, medida que deve ser evitada afim de não quebrar os espinhos.
Para retirá-los se faz necessário a sedação e anestesia do cão. Desta forma o veterinário pode pacientemente extrair espinho por espinho cuidadosamente para não rompê-lo, e palpando suavemente toda a região é possível extrair mesmo aqueles que estão completamente por baixo da pele.

Não tente retirar os espinhos em casa, pois com isso seu cão só irá sofrer mais. Com a anestesia e a medicação correta ele irá dormir e acordar novo sem qualquer espinho.
Normalmente, exceto pela dor provocada pelos espinhos, o acidente não traz maiores consequências e após a completa retirada dos espinhos o cão não apresenta qualquer sequela.

O animal da foto acima foi atendido por mim no dia 03 de dezembro de 2009, na clínica Emporio Animale apresentando grande quantidade de espinhos por toda cavidade oral (palato mole, palato duro, língua e bochechas).

Um comentário:

  1. tenho uma cadela de 1 e meio......já pegou e matou 4 ouriço......existe algo que possa ser feito, para que ela pare.......ou não?????

    ResponderExcluir