O animal da foto abaixo chama-se Kiara. Essa cadelinha foi adotada por um cliente do pet shop e trouxe pra eu examinar, uma vez que a condição da pele e a extrema falta de pêlos era algo assustador.
Após exames clínicos e raspados de pele, foi diagnosticado a Sarna Demodécica.
De nome difícil, essa sarna é causada por um ácaro que vive normalmente na pele dos cães e está relacionada à uma predisposição genética do animal. Mas não se preocupe, ela não é contagiosa. A sarna contagiosa também tem nome difícil e chama-se Sarcóptica e causa coceira intensa.
Os sinais clínicos geralmente encontrados são: alopecia (perdas de pelo), eritema (pele avermelhada) ou hiperpigmentação (escurecimento da pele), hiperqueratose (espessamento da pele), descamação de pele que leva a formação escamas ou caspas.
As raças predispostas são: pit bulls, buldog inglês, sharpei, boxer. Os gatos também podem ter sarna demodécica e os sinais clínicos da doença são similares aos dos cães.
O diagnóstico é obtido através de realização de um raspado de pele e pra isso é importante que você leve o animal ao veterinário sem banho por pelo menos 10 dias.
O tratamento é longo, com medicamentos via oral e banhos regulares com xampus específicos. A doença não tem cura, mas pode ser controlada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário